Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

domingo, 23 de janeiro de 2011

ePSXe 1.6 - Instalando emulador de Playstation no Ubuntu/Kubuntu/Debian.


Eu não sei porque nos repositórios oficiais de muitas distros não há o emulador ePSXe 1.6 para ser instalado. Por mais que encontremos outros, não se compara com o ePSXe nem em outra vida. Vendo esse pequeno detalhe, resolvi fazer meu próprio pacote Debian para guardar e distribuir para quem prefere o emulador.

Packcage Debian ePSXe 1.6


No pacote Debian que estou distribuindo há:

Plugins de Video
Plugins de audio
Plugins para Joystick
Bios
Driver xjoypad = /usr/bin

Criei uma arquivo zipado com as dependências necessárias para Ubuntu/Kubuntu. Preciso que alguém tente instalar no Debian e depois me diga se fufou, se pediu dependências e etc. Mas a estrutura dos sistemas é praticamente a mesma, sendo assim, espero que não dê errado.

A pasta do emulador será instalado em /usr/local/bin/epsxe, caso queiram acrescentar outras coisas é só acessar e mandar ver.


OBS: Não consegui de maneira alguma no Ubuntu/ Kubuntu as setas do teclado correspondentes ao direcional funcionarem no emulador, muito menos os botões direcionais digitais/analógicos no controle USB. Para jogar com o teclado você terá que configurar o direcional com as setas do teclado numérico. Exemplo:

8 = UP
4 = RIGHT
6 = LEFT
2 = DOWN

Há um script que segui para habilitar o joystick USB, mesmo assim, não deu certo a questão do direcional, mas resolveu o problema inicial do não reconhecimento do joystick USB. O Problema da seta e direcional deve ser um Bug de incompatibilidade da Distro. Há outros usuários na net que tiveram o mesmo problema, mas não vi solução ainda. Pode ser que no Debian não aconteça o mesmo (espero).

Segue o script para reconhecimento do joystick usb (caso não reconheça):

#! /bin/bash

# Ativa o suporte para joystick

cd /dev
rm js*
mkdir input
mknod input/js0 c 13 0
mknod input/js1 c 13 1
mknod input/js2 c 13 2
mknod input/js3 c 13 3
ln -s input/js0 js0
ln -s input/js1 js1
ln -s input/js2 js2
ln -s input/js3 js3
mknod input/event0 c 13 64
mknod input/event1 c 13 65
mknod input/event2 c 13 66
mknod input/event3 c 13 67

modprobe -r lp
modprobe joydev
modprobe gamecon map=0,7
xjoypad -device /dev/js0 &

O pacote está disponível para aqueles que curtem games e querem ajudar na melhoria dele.

5 comentários:

  1. olá nós do blog Madness agradecemos pela sua visita em nosso blog, já estamos te seguindo também.

    Pelo visto você é um expert em coisas da internet, manda muito bem.

    MADNESS - O BLOG DA LOUCURA!

    ResponderExcluir
  2. use esse plugin para joystick
    padJoy (http://files.ngemu.com/psx/plugins/linux/pad/padJoy082.tgz)

    estou usando no Ubuntu

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu tentei instalar o pacote (estou tentando instalar um bom emulador de ps1 para ubuntu há tempos) e quando fui instalar deu isso:
    Erro: Dependência não satisfeita: libglib1.2ldbl

    Poderia me explicar como resolver?

    Grato desde já.

    ResponderExcluir

Faça seus comentários :-)