Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Recuperar a senha do usuário no Ubuntu.


Eu juro que nunca esqueci minha senha, mas há aquele que esquece sua senha do sistema, depois desiste de sofrer e reinstala o sistema do zero. Vou mostrar como salvar sua vida em uma situação de desespero.

Primeiro você precisa entrar no PC com seu live cd do Ubuntu, abra um terminal e digite:

sudo fdisk -l

Vejam abaixo o meu caso:



No meu caso eu possuo 3 HD's SATA que são descritos como:

sda = Instalado o Windows 7
sdb = Instalado o Ubuntu 10.04
sdc = Partição de Backup

Vamos dar atenção para a partição sdb, porque eu quero recuperar a senha do meu usuário do GNU/Linux Ubuntu que...perdi.

Reparem que em sdb há 3 partições:

sdb1 = Linux
sdb2 = Estendida
sdb3 = Linux swap

Para recuperar minha senha, preciso somente da partição sdb1, que é a raiz do meu GNU/Linux Ubuntu.

Lembre-se que estamos no Live CD, então não podemos mexer nos discos sem montá-los no sistema. Lembre-se que no seu caso, você deve direcionar os comandos para o dispositivo ou partição que está seu GNU/Linux instalado. No meu caso está em sdb, na partição sdb1.
Caso vc tenha alguma duvida...monte tudo que dá no mesmo. :) Só quero reduzir o tempo.

Montando a partição sdb1

No terminal digite:

sudo mkdir /media/sdb1

Depois:

sudo mount /dev/sdb1 /media/sdb1

Se você fez os comandos com a partição que está seu Linux instalado (partição Linux), você já montou o dispositivo e tem acesso a ele, basta agora logar no terminal como root e mudar sua senha de usuário. Para logar como root basta fazer o comando abaixo:

sudo chroot /media/sdb1


Depois entre com o comando para mudar a senha do seu usuário. Lembrando que deve ser respeitado maiúsculas e minusculas. Segue o comando:

passwd usuário

Obs:
Depois de passwd é o nome do seu usuário. Digo isso porque sei que tem gente que coloca igualzinho.

Se fez certo os passos descritos, seu usuário possui uma nova senha. Espero que tenha ajudado alguém.

11 comentários:

  1. Olá Renato.
    Muito obrigado por essas informações, procurei por vários dias dicas de como recuperar a senha de usuário, estava dando um trabalhão, deste modo foi realmente fácil. Fica com Deus...Hugo

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pelo comentário e me sinto bem em ter ajudado com minha postagem. Não sou "O Cara" do Linux, mas assim como vc, vou aprendendo e ajudando quem tem suas dúvidas. Um abração.

    ResponderExcluir
  3. nossa velho valeu mesmo tava deseperado este metodo foi o unico que funciono e este tutorial esta perfeitoe muito bem explicado r não é complicado!!!! meu deus valeu mesmo queria ate te dar um abraço agora!

    ResponderExcluir
  4. vou tentar fazer ja tentei outras formas nao deu certo ok!

    ResponderExcluir
  5. Alo perdoem a minha ignorancia ja fiz o que foi acima descrito mas a minha password qual e ?? Ou seja depois do passo "passwd usuário" faco restart do pc e a password passa a ser ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem to na mesma. e o pior e que depois de digitar passwd fulano o user fulano nao existe .....

      Excluir
  6. pqp, Deus perdoe tanta ignorância.

    ResponderExcluir
  7. Valeu pela dica, depois dela passei a respirar!
    hehehe

    ResponderExcluir
  8. Beleza! Ajudou e muito! Valeu!

    ResponderExcluir
  9. Não deu certo não acha o terminal como root não existe o usuário

    ResponderExcluir

Faça seus comentários :-)