Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

terça-feira, 4 de maio de 2010

Ubuntu Tweak - Só falta lavar e passar

Por: Renato Melo

Quando você quer um programa que grave seus CDs ou DVDs, a maneira mais fácil é vasculhar os sites de download escolher aquele que tem os melhores comentários. Isso vale para qualquer outro software em Windows, Mac OS X ou Linux. Mas, os tempos mudam e inovações aparecem para facilitar a vida dos menos...íntimos do computador. Nas distribuições mais modernas do Linux, o usuário nem precisa roubar (comprando programas piratas) e muito menos abrir o navegador para procurar um programa que grave seus discos ou outro qualquer.

Em muitas distribuições Linux existe o gerenciador de pacotes que baixa seu programa favorito e instala no conforto, basta apenas você "dizer" qual programa quer e no final estará com ele pronto para usar. Dificil? Então vou mostrar o Ubuntu Tweak, que serve como gerenciador de pacotes e ainda limpa seu sistema.


O Ubuntu Tweak é um software grátis que serve como canivete suíço, fazendo o papel de gerenciador de pacotes, gerenciador de configurações e pequenos ajustes que melhoram a aparência e performance do seu Ubuntu. Veja o site do projeto abaixo:

http://ubuntu-tweak.com/

Logo na página inicial há o link para baixar o arquivo de instalação já em formato de pacotes Debian.

Escolha a primeira opção e o programa será instalado sem maiores dificuldades. Lembrando que essa será uma das poucas vezes que você precisará usar seu navegador para baixar algum programa. :)

Apesar do Ubuntu já possuir uma interface gráfica para gerenciar pacotes, uma a mais é sempre bem vinda quando se trata de facilidade de uso. Vou fazer um breve comentário de algumas funções que achei muito interessante, sem prolongar muito a postagem. :)

Na tela de boas vindas do programa já diz um pouco de sua capacidade


Central de programas do Tweak

Na central de programas você pode escolher um programa de acordo com a categoria, seja ela Browsers (navegadores), Desktop, Multimídia e etc... Sem contar que há um ícone do programa e sua descrição em inglês (pra isso temos tradutores online). Quem curte música, filmes não fica de mãos vazias com o Ubuntu, porque o suporte para os formatos é muito grande.

Gerenciador de atualizações


Na opção Gerenciador de atualizações você pode ver as novas atualizações disponíveis nos repositórios, marque todas e clique em atualizar.

Limpeza de pacotes


Por mais que você desinstale um programa, ainda sim ficam resíduos de arquivos de configuração e outras tralhas que apenas lotam seu HD. No Tweak você faz uma faxina completa, faltando apenas lavar e passar.

Programas inicializados automaticamente

Quando você inicia seu computador muitos programas e serviços iniciam automaticamente, mas a maioria você nem usa de imediato, isso causa lentidão na inicialização e afogamento da memória RAM. Aqui você pode marcar ou desmarcar os serviços que serão carregados logo na inicialização do seu Ubuntu.

Configurações do gerenciador de janelas


Na opção acima você faz pequenos ajuste na aparência das janelas. Uma opção que eu nem pensei duas vezes foi marcar a opção "Estrutura dos botões da barra de título das janelas" para o lado direito. No Ubuntu 10.04 os botões da barra de título são do lado esquerdo.

Configurações dos ícones da Área de Trabalho



Quem usou Windows por muito tempo não esquece os ícones Meu computador, Lixeira e Meus Documentos na Área de Trabalho. Em Linux você pode deixar seu diretório Home, Meu Computador e Lixeira da mesma maneira que no velho Windows. É frescura, mas eu gosto, e daí!!!

Gerenciar Scripts



No gerenciador de scripts você pode adicionar mais scripts para agilizar tarefas simples de cópia de arquivos, conversão e etc... Quando você clicar com o botão direito do mouse aparecerá as opções. Se você clicar em uma foto em formato jpg, escolha a opção converter para png, então sua foto será convertida para esse formato. Na internet há centenas de scripts prontos.


O Tweak não é inovador e muito menos novidade, mas é um ótimo programa que facilita a vida de qualquer um, independente do grau de conhecimento no assunto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários :-)