Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Linux é do meu jeito!



Já se passou três anos, desde o primeiro dia em que coloquei minhas mãos em um sistema operacional chamado Ubuntu. Tudo começou em uma matéria no caderno de informática da Folha de São Paulo, onde havia uma página inteira dedicada ao Ubuntu 7.04, isso tudo em uma época em que as críticas ao Windows Vista estavam ainda fervilhando. Não que eu ache o Vista ruim, muito pelo contrário, achei um ótimo sistema operacional, apesar de usá-lo um ano depois em um computador de verdade (meu Pentium 3/866mhz com 256 RAM não servia nem para começar a instalação). Naquela época eu conhecia de Linux apenas o Conectiva e SuSe, mas apanhava tanto para dominar o sistema que amaldiçoava tudo e a todos.

Meus filmes e séries são obrigatórios no final de semana

Vendo aquela matéria na Folha eu fiquei muito curioso, afinal de contas, os caras estavam dizendo indiretamente que era um sistema operacional de gente grande. Ele possuía muitas características visuais interessantes e não destruía seu pobre Pentium 3/866Mhz como um urso feroz. Fiquei muito curioso, e por sorte, um amigo de faculdade tinha uma cópia e me fez mais Marketing sobre ele, me convencendo que aquilo era tão melhor quanto um sistema operacional proprietário.

No Ubuntu eu ouço minhas músicas, converso no Live Messenger, acesso a internet com segurança, assisto aos meus filmes, me divirto com meus emuladores de vídeo games e faço muitas coisas que a maioria pensa existir somente para Microsoft. Eu tenho o Windows 7 instalado em dual boot, afinal de contas, Linux ainda não é a plataforma para jogar os grandes lançamentos dos games. Mas isso é coisa que se esquece quando conseguimos dominar o Linux e perceber que suas vantagens ofuscam esses pequenos detalhes. Eu não jogo um game de PC tem mais ou menos uns dois meses, então se alguém me perguntar como é isso ou aquilo no Windows 7... eu não saberei dizer.

Windows 7 é considerado por muitos o melhor sistema operacional já feito pela Microsoft, mas isso não muda a idéia que tenho de...me sentir à-vontade. Eu me sinto satisfeito com Linux, da mesma maneira que outras pessoas só se sentem à-vontade com Windows ou Mac. É uma relação de confiança no produto, porque ele atende as minhas necessidades, sem ter a preocupação em pagar ou... Baixar (infelizmente isso acontece em todo o mundo) aquele piratão e sair procurando um crack para autenticá-lo. aff

Desktop do Ubuntu 10.04 lançado em 29/04/2010

A evolução do Linux é grande demais para simplesmente dizer que ele é ruim, porque ruim mesmo é como a informação sobre seu desenvolvimento e evoluções chegam até os usuários. Tem gente que torce o nariz para Linux, mas só usa seu Windows 7 para MSN e Orkut, ou seja, não utiliza praticamente nada de recursos do seu computador.

O Ubuntu é em minha opinião o melhor sistema operacional da atualidade, com recursos e suporte que fazem a diferença na hora de comparar com outras distribuições. Muitos possuem sua Distribuição Linux preferida, baseada na facilidade de uso, enquanto outros acham que as distribuições mais complexas são melhores por preservar a força do aprendizado. Cada grupo tem suas necessidades e se sentem a vontade com Linux, sabendo que por mais que um software proprietário seja lindo e fofinho, o bom e “velho” Linux encanta por ser seu e de sua maneira.


Minhas músicas tem seu espaço no meu Linux

Eu não me preocupo se o Linux não é famoso para as massas, sendo apenas um sistema para aqueles que gostam de informática ou estão por dentro das novidades. Creio que muita coisa precisa mudar para ele chagar ao povo atolado nos piratões do XP, Vista e 7. O importante é saber que há muitas escolhas, seja ela Ubuntu, SuSe, Fedora, Slackware e outro que seja para atender as nossas necessidades, sem precisar pagar ou roubar e usar sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários :-)