Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

sábado, 8 de maio de 2010

Compilado seu sistema com o AP-BUILD

Nem deveria estar postando isso, afinal de contas, instalar programas em Linux é mais fácil que em Windows, mas tem gente que precisa aprender e saber as ferramentas no inicio da aprendizagem, estimulando a paixão pelo pinguim. Sou suspeito em escrever bons comentários para Linux, mas isso não vem ao caso. :)
Estava de olho em uma distro chamada Gentoo, porque seu gerenciador de "pacotes" baixa os códigos fontes e compila direto na máquina, fazendo com que os programas sejam modelados de acordo com seu hardware. A vantagem disso é o alto desempenho do sistema , se comparado com outras distros que usam pacotes pré-compilados. A desvantagem é que para compilar os programas pode demorar horas, afastando os que procuraram simplicidade.

Eu gosto de simplicidade, assim como gosto de desempenho, então uso em meu Ubuntu muitos programas compilados, deixando de lado muita coisa pré-compilada. Um bom exemplo é testar o navegador Firefox dos pacotes pré e depois testar ele compilado. Há muita diferença para os perceptíveis em desempenho. Outro software que só uso compilado é o Audacious, que praticamente inicia instantaneamente, sem ficar carregando como antes. A estabilidade dos programas instalados na compilação é muito superior, deixando o apt-get em uso só quando não há alternativas.

APT-BUILD

O apt-build é um gerenciador de pacotes no estilo portage do Gentoo, não muito competente, mas quebra o galho. Ele baixa os códigos fontes dos repositórios e suas dependências, compila e instala sem você precisar suar. Tem a sintaxe um pouco semelhante ao apt-get, mas fica só nas aparências, já que faz um trabalho mais cirúrgico com os programas.

Para instalar o apt-build faça o comando em um Terminal:

sudo apt-get install apt-build

Na instalação você terá que entrar com alguns dados:

Primeiro: Informar seu e-mail (apague todo o campo e escreva)

Segundo: Nível de otimização da compilação, que definirá a "intimidade" dos programas com seu Hardware. Há 3 níveis, definidos por:

Baixo: Programas são compilados mais rapidamente, mas isso implica na velocidade de execução dos programas compilados.

Médio: É a opção mais estável e Default, gerando programas mais rápidos e otimizados. O Mozila Firefox demorou em meu PC mais de 50 minutos para terminar a compilação e instalação. Vai depender muito do tamanho do programa. (Essa opção é a recomendada)

Forte: Aqui os programas são compilados mais próximos do nivel da máquina, mas há problemas de instabilidade de alguns softtwares nessa opção. Se tiver coragem de esperar a compilação... O Firefox demorou tanto que nem marquei o tempo.


Terceiro: Na próxima opção você terá que indicar o seu processador, tomando cuidado para não errar, porque implicará na execução dos programas.

Caso você queira mudar as informações manualmente depois da instalação vá em /etc/apt/apt-build.conf e edite o arquivo com as informações corretas.

Depois de instalado você terá que habilitar seus repositórios com códigos fontes, mas se eu não estou enganado, já vem habilitados por padrão. Mesmo assim não custa dar uma olhada e ver se está OK. Antes de começar a compilar as coisas, leia o aquivo README em /usr/share/doc/apt-build/README.Debian :)

Para usar o apt-buil é simples vejam:

apt-get update = Deixa os repositórios em ordem para começar

apt-build install nome_programa = instala um programa pelo código fonte.

apt-build install --reinstall nome_programa = Nem precisa dizer a função do comando

apt-build upgrade = atualiza os programas instalados

apt-build remove nome_programa = Esse remove um programa

apt-build clean-build = Apaga os pacotes já compilados

apt-build clean-sources = Apaga os códigos baixados

apt-build world = (recomendo depois da instalação do sistema) Se tiver coragem de compilar todo o seu sistema...aqui está o comando. O desenvolvedor recomenda não compilar o gcc entre outros. Leia os manuais com o comando man apt-buil e depois man gcc antes de fazer m!@## no seu sistema.

Antes de usar ele é melhor criarmos uma lista de tudo que há em nossa máquina, depois apagarmos os compiladores GCC e outros. Na net há lista de softwares que não podem ser compilados com esse comando. Vamos criar a lista com o comando:

dpkg --get-selections | awk '{if ($2 == "install") print $1}' > /etc/apt/apt-build.list

Depois vá até /etc/apt/apt-build.list e edite o arquivo, excluindo aquilo que não pode ser compilado. A melhor maneira de usar esse comando é na primeira instalação, quando o sistema está limpo, instale o apt-build, veja os repositórios se estão ok. Caso queira remover programas que não serão usados por você, sinta-se a vontade, porque o processo é muito demorado. No meu caso removi os jogos do Ubuntu e outros aplicativos que não uso.

Achei uma alternativa bem mais interessante que o apt-get, mas vai do gosto de cada um. As vezes esperar minutos ou horas para instalar um programa pode desanimar os menos exigentes. Mas o resultado final é um sistema rápido e mais estável que o normal.

2 comentários:

  1. Rodrigo Coutinho do Nascimento disse...

    Ótima dica, amigo.
    Gostaria de saber onde encontro este arquivo README.Debian.


    Fala ai buru, uma pessoa postou o que vc escreveu no blog do CEPERJ e está com esta duvida ai acima descrita... dá uma força pro cara.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me Rodrigo, mas não tive tempo de acessar o blog durante esse tempo. Não fui muito claro no Readme, porque é man apt-build e depois man gcc. Vou modificar a postagem para deixar mais claro.

    ResponderExcluir

Faça seus comentários :-)