Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Ubuntu 32Bits reconheçendo mais de 4GB RAM


Esses dias um amigo meu comprou no Notebook com Linux e nem pesou duas vezes, capou o Linux e instalou o XP. Bem, até ai eu nem tinha ficado magoado, afinal, gosto é gosto e isso não se discute. Alguns dias depois ele veio perguntar porque só reconhecia 3 GB de Ram, então tive que explicar que Sistemas Operacionais de de 32Bits não endereçam mais de 3GB. A solução foi instalar o Windows 7 64Bits, não adiantando fazer minha propaganda de Linux e suas vantagens.

Depois disso tive uma idéia legal de postar aqui uma solução que achei em Linux para resolver essa limitação dos S.O. de 32 Bits. Existem duas versões de Kernel, 32 e 64 Bits, infelizmente somente os Kernels de 64 Bits conseguem endereçar quantidades absurdas de memória RAM. Pesquisando na net descobri que posso instalar em meu Linux 32Bits um Kernel de Server e assim desfrutar toda a RAM que meu PC possui.

Primeiramente abra um terminal e digite:

sudo apt-get update

Vai pedir a senha de administrador e depois de terminado digite:

sudo sudo apt-get install linux-headers-server linux-image-server linux-server

Você percisará reiniciar o PC para que as mudanças entrem em vigor, então digite:

Reboot

Com isso um Kernel de Ubuntu Server será instalado e você não terá mais problema com limitação de memória em sua máquina. Simples e prático. :)

É chato usar Linux :)

5 comentários:

  1. Eita! Isso eu não sabia! Agora fiquei chocado. Vou fazer o teste e volto pra postar o resultado. Estou usando o Ubuntu Lucid. Vamos ver no que dá!

    ResponderExcluir
  2. Perferct! Funcionou aqui também! Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Cara muito bom, não sabia desse detalhe, show.

    Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Atualizando:

    Não fiz nenhum tipo de modificação no meu Ubuntu. Está do jeito que apt-get detrmina e ele já reconhece os 8 GB da minha placa mãe. Como vejo se já tenho esse Ubuntu server instalado? Só por curiosidade mesmo.

    ResponderExcluir

Faça seus comentários :-)