Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Criando um Backup simples no Ubuntu


Estava eu com meu Fedora 11-KDE e resolvi instalar o drive da Nvidia, mas depois de instalar, reiniciei o sistema e...modo texto... e modo texto. Simplesmente o ambiente gráfico KDE não funcionava e tentei fazer de tudo para voltar o que era antes, infelizmente não consegui. Fiz a reinstalação umas 3 vezes para tentar acertar, mas nada de bom aconteceu.

O responsável pela parte de video é o diretório /etc/X11, que contem o arquivo xorg-conf, que possui os parâmetros para a configuração do X, fiz Backup desse arquivo e restaurei e nada. Resolvi então pensar em uma solução que me faça tentar e tentar, nunca precisando formatar a partição e reinstalar o sistema. Descobri não somente uma maneira de backup, mas várias, e vou postar aqui a mais simples.


COMPACTADOR DE ARQUIVOS TAR


No Linux há alguns programas de compactação poderosos, que podem fazer milagres se usados da maneira correta. O TAR consegue compactar os arquivos mantendo a estrutura de diretórios e as permissões de arquivos. Imagine que você faça um backup, restaure e as permissões de arquivos tenham sido alteradas. A casa caiu!!! Bem, no TAR isso não acontece, porque devemos usar os complementos certos do comando para não destruir ainda mais nosso sistema. Vamos a que interessa.

CRIANDO UM BACKUP DAS PASTAS PRINCIPAIS DO DIRETÓRIO / (Em modo texto)

O comando é simples, basta você adaptar a sua distribuição, porque pode haver diferenças de nomes de diretórios em uma distro.

Inicie o PC em modo texto,faça login com seu usuário e depois entre como root:

sudo su
[senha]

Vá até o diretório raiz do sistema [/]
cd /

Digite o comando abaixo (caso esteja no Ubuntu ou derivados) e aperte [enter]

tar -cvpzf/backup.tgz --exclude=/proc --exclude=/lost+found --exclude=/cdrom --exclude=/media --exclude=/backup.tgz --exclude=/mnt --exclude=/sys /

Não entendeu?hummm...vamos lá.

#tar = É o programa de compactação que vamos usar nesse backup. No Linux, se não estou errado, ele vem como padrão.

#-cvpzf/backup.tgz = Esse é o complemento do TAR, onde:

c = Cria um novo arquivo
v = O TAR vai mostrar na tela aquilo que vai fazer (modo verbose)
p = Preserva as permissões dos arquivos (lembre-se desse cara!!!)
z = comprime o arquivo em gzip
/backup.tgz = / é destino e backup.tgz é o nome do arquivo que será gerado
--exclude=/PASTA_QUE_QUERO_EXCLUIR_DO_BACKUP = Esse parâmetro possibilita a escolha de uma pasta da raiz que estará fora do arquivo.


Exemplo1: (--exclude=/media) /media é onde ficam os dispositivos montados como HDs,CD/DVD e partições no Ubuntu

Exemplo2: (--exclude=/cdrom) se você tiver com um disco no drive de CD/DVD eles estarão acessíveis em /cdrom

Exemplo3: (--exclude=/backup.tgz) /backup.tgz é nosso arquivo de backup que será gerado na raiz, sendo assim, não queremos um backup dentro de outro.

Esse comando é bom para deixarmos uma pasta que sabemos que não vai influenciar na restauração do sistema. Você pode incrementar para as suas necessidades, pois as minhas são estas acima. Mas com certeza vai funcionar em qualquer Ubuntu e derivados. Em outras distros você terá que ver as semelhanças dos diretórios e adaptar os nomes. Sem mistério.

/ = Veja que no final do comando tem o [/] que é a raiz do sistema Linux. Aqui estamos definindo qual diretório estamos fazendo backup.

Exemplo1: Se você quer fazer um backup da pasta /home seria assim:

tar -cvpzf/backup.tgz --exclude=/proc --exclude=/lost+found --exclude=/cdrom --exclude=/media --exclude=/backup.tgz --exclude=/mnt --exclude=/sys /home

Exemplo2: Se você quer fazer um backup dos seus /home/Documentos seria assim:

tar -cvpzf/backup.tgz --exclude=/proc --exclude=/lost+found --exclude=/cdrom --exclude=/media --exclude=/backup.tgz --exclude=/mnt --exclude=/sys /home/documentos

Bem, o comando para criar o backup foi revelado, agora vamos para o comando que vai restaurar.



RESTAURANDO AS PASTAS DA RAÍZ [/]

Quando você ferra alguma coisa, ma maioria das vezes, é o modo gráfico que fica comprometido. Mas é em modo texto que precisamos para restaurar nosso sistema. Então vamos lá...

O comando é simples, basta entrar novamente como root em modo texto (se você perdeu o modo gráfico só terá essa mesmo):

Faça login com seu usuário e depois como root:

sudo su
[senha root]

Ir até o diretório /

cd /

Digitar o comando para terminar

tar xvpfz backup.tgz -C /

Espere o TAR terminar de descompactar e jogar os diretórios e permissões no seu lugar, dê um reboot e pronto. Você saberá se tudo acabou tanto na compactação como na restauração olhando o led do HD. Se não parar de trabalhar ainda está processando.

Você pode automatizar o backup e a restauração fazendo um shell script que contenha os passos para ambos. Caso tenha dificuldades em entender os comandos leia o manual do tar com o comando "man tar" (sem aspas) em um terminal.

Espero que tenha ajudado :)

Um comentário:

Faça seus comentários :-)