Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Emulando o Playstation (PSONE) no Ubuntu 9.04

Mostrarei como colocar para funcionar o ePSXe 1.6 no Ubuntu 9.04. Mas serve para outras versões sem nenhum problema. Vamos aos passos necessários para 100% de aproveitamento desse ótimo emulador de Playstation (Psone).

Observações: O ePSXe não roda games de Playstation 2 (Tem sempre aquele que pergunta isso).


Baixando as ferramentas necessárias para começar


Download ePSXe 1.6

Primeiramente temos que baixar o principal que é o emulador, então segue o link para a versão 1.6. Vale notar que a versão 1.7 só tem para plataforma Windows.

http://www.epsxe.com/download.php

O emulador vem praticamente capado de plugins e bios, mas você pode caçar na internet algum emulador editado por algum usuário que disponibilizou para download. Tente a sorte e economize tempo. :-)


Download Plugins

Os plugins são a base para configuração do emulador de acordo com sua máquina. Há plugins que configuram o emulador em máquinas mais modestas ou em computadores mais parrudos. Vai depender de suas necessidades.


Plugins de Video:

Nesses links há alguns plugins de video para o seu emulador:

http://www.pbernert.com/html/gpu.htm

http://www.ngemu.com/psx/epsxe.php?action=plugins

http://www.google.com.br

Para aqueles que possuem GPU integrada recomendo o plugin de video P.E.O.P.S. GPU plugin v1.18. Esse plugin rodas os games em default na parte gráfica, podendo ser usado em máquinas mais modesta. Um ótimo plugin.

Para os que possuem GPU dedicada, o plugin Peter's XGL2 Driver 2.9 funciona muito bem. Um bom plugin para aqueles que possuem no mínimo uma Geforce de 128MB para rodar os games.

Plugins de áudio:

http://www.ngemu.com/psx/plugins.php?cat=1&os=win32&type=spu

http://www.pbernert.com/html/spu.htm

http://www.google.com.br

Escolher um bom plugin de áudio pode aumentar o gosto para jogar os games, sem aquelas falhas toscas de muitos plugins.

Eu uso o plugin Eternal SPU Plugin 1.41 que é disparado o melhor plugin de áudio para esse emulador. Nos dois sites acima você não vai achar, mas dou a dica abaixo:

http://www.google.com.br

É um ótimo plugin, mas é dificil de achar na net. Vai a luta.

Plugin de CD (Driver de disco):

http://www.ngemu.com/psx/plugins.php?cat=1&os=win32&type=cdr

http://www.pbernert.com/html/cdr.htm

Eu particularmente prefiro rodar os games direto do HD em formato .iso para ganhar velocidade sem as engasgadas do CD-ROM. Mas para aqueles que não sabem transformar o disco em formato binário fica aí a dica.

Bios (SCPH-1001.bin):

A bios é o arquivo mais chato de procurar, pois é propriedade da SONY e não é autorizado tê-la em mãos. Procure pelo arquivo SCPH-1001.bin no Google até achar algum salvador para download.

Joystick:

Hoje é bem fácil achar adaptadores USB para conectar o Joystick de PS2 no PC. Mas um Joy usb para PC cai muito bem. O ePSXe já conta com uma interface para configurar teclado e joystick, dispensando um Plugin, mas se você prefere procurar, o link abaixo resolve.

http://www.google.com.br


Dependência necessária para rodar o ePSXe 1.6 no Linux.


No Linux há sempre aquela dependência que estraga a festa do usuário na hora de executar um programa. Mas eu vou entregar mastigado para vocês a dependência que é usada pelo emulador ser executado 100%, sem contar que nos repositórios do Ubuntu e Debian não há mais sinal dela para baixar.

Primeiro:

Digite o comando abaixo para baixar algumas dependência para começar:

ap-get install unzip libgtk1.2-common libgtk1.2 libsdl-net1.2-dev libsdl-image1.2-dev libsdl1.2-dev

Segundo:

libstdc++-libc6.2-2.so.3 é fundamental para terminarmos de deixar o emulador redondo, mas ela não tem em repositórios oficiais. Como fazer então? Segue a resposta.

http://www.rpmfind.net/linux/RPM/index.html

O site acima é dedicado a pacotes em formato RPM, que não são compatíveis com as distribuições baseadas em Debian. Pesquise a lib no campo de busca e escolha a versão como na imagem abaixo:

Site rpmfind.net


Resultado da pesquisa no site rpmfind.net
Escolha a versão de acordo com a imagem (destacado em cinza)

Depois de baixado você terá que converter a imagem para o formato Debian, com o aplicativo Alien. Para baixar o Alien (caso você não tenha) abra um terminal como root e digite:

apt-get install alien

Depois de baixado, navegue até o diretório onde está o pacote RPM e dê o comando de conversão do pacote como root:
alien nome_do_pacote.rpm

No mesmo diretório será criado um pacote Debian com a lib que queremos.


Observação: Aprendemos a baixar o alien e converter um pacote RPM em Deb. :-)


Fazendo o ePSXe 1.6 funcionar


Jogando os arquivos em suas pastas


Depois de ter baixado o Emulador, vá até o diretório onde está o executável e digite o comando abaixo como root

chmod +x epsxe

Você está dando permissão de execução para o programa no terminal. Caso não consiga ainda, há a opção de clicar com o botão direito sobre o executável, indo em propriedades > permissões e marque a opção “Permitir a execução do arquivo como um programa”. Depois desses passos você já pode executar o emulador.

Você agora precisa jogar os plugins e bios nas pastas corretas, então faça como pede abaixo:


Plugin de vídeo → Pasta Plugins

Plugin de audio → Pasta Plugins

Plugin de CD-Rom → Pasta Plugin

Plugin de Joystick → Pasta Plugin

Arquivo .cfg de Video → Pasta cfg

Arquivo .cfg de áudio → Pasta cfg

Arquivo .cfg de CD-rom → Pasta cfg

Arquivo .cfg de Joystick → Pasta cfg

Bios → Pasta Bios

Raiz da pasta do ePSXe 1.6

O executável é o arquivo epsxe dentro da raiz.

Raiz da pasta do emulador ePSXe 1.6


Observação: O ePSXe para Windows não possui a pasta “cfg” na raiz do diretório do emulador. No Linux os plugins possuem dois arquivos, um é o plugin propriamente dito, enquanto o outro tem a extensão .cfg que dever ser jogado na pasta “cfg”.

Antes de configurar os plugins você terá que jogar a pasta como root (nautilus ou terminal) no diretório: /usr/local/bin

A pasta neste diretório ficará com uma pasta do sistema, então você poderá criar um lançador para seu emulador escolhendo o executável. Vai ficar assim:

Lançador em Aplicativos>Jogos


emulador ePSXe 1.6 em execução


Configurações dos Plugins

O meu ePSXe roda 100% tanto para gráficos como para áudio. Não uso o leitor para ler as mídias, mas crio uma imagem .iso dos games ou baixo já nesse formato.

Segue as configurações para Placa de vídeo Geforce


Segue as configurações para áudio



Game rodando no ePSXe






Você pode escolher Full screen, melhorar a resolução e alguns retoques se preferir, vai da escolha do usuário.


Espero que eu tenha ajudado com essas dicas.

3 comentários:

  1. "Antes de configurar os plugins você terá que jogar a pasta como root (nautilus ou terminal) no diretório: /usr/local/bin"

    Como assim? A pasta do emulador toda, com todos os seus subdiretórios? Pergunta de noob: como fazer, via terminal?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Faça o seguinte, entre no diretório onde esta a pasta com os arquivos do emulador. Exemplo home/renato/Emuladores

    Nas pasta emuladores eu deixo minhas tralhas de jogos, então faço o comando: cp -r pasta_emulador /usr/local/bin

    Isso vai fazer todos os arquivos do diretório Pasta_emulador serem copiados para o diretório bin.

    Você pode fazer esse trabalho com o Nautilus em modo gráfico. Também sou novato em Linux, mas vamos sobrevivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir

Faça seus comentários :-)