Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

domingo, 2 de agosto de 2009

Virtualização

Experiências são comuns quando queremos conhecer algo novo, sendo assim, escrevi essa matéria pensando em alguns amigos que ainda possuem o medo da experimentação. Porque apesar de “o querer aprender” exista em cada um de nós, ainda há o medo de errar e acabar com tudo, ainda mais quando compramos um computador com tanto sacrifício.

Instalar um sistema é uma tarefa simples e cotidiana, podendo ser feita de modo real ou virtual. Vamos chamar real quando instalamos ele em um computador físico, seguindo todos os procedimentos para que o hardware receba o sistema que vá gerenciá-lo. O usuário configura o Setup da Bios para dar a primeira partida pelo leitor CD/DVD, coloca o disco do sistema operacional no drive, sendo ele Windows ou Linux, reinicia o computador. Daí em diante a instalação fica apenas em seguir os passos. Instalar o sistema operacional em modo real é aquilo que já temos visto durante nossa vida, um computador com o sistema rodando em um hardware real. Mas e a etapa virtual?

Na etapa virtual o sistema operacional é levado a pensar que está dentro de um hardware real, mas na verdade está rodando a partir de um software que simula totalmente ou parcialmente um hadware físico. Chamamos isso de emuladores. Lembram do emulador de Super Nes? O emulador de SNES faz com que os games rodem apartir de um software que imita o hadware físico.

A virtualização de sistemas opcionais hoje é muito usada em grande empresas, porque diminui custo e manutenção de hardware físico. O administrador pode simplesmente copiar aquela máquina virtual e levá-la para onde quiser, podendo implantá-la em outra filial, apenas adaptando as configurações para o novo ambiente.

Imaginem um grande supermercado, onde há usuários com seus computadores em cada setor, Pdvs (caixa) para registro de mercadorias, máquinas de consulta de preço espalhadas pela loja. Aqui nesse exemplo já seriam três servidores distintos, pois precisaríamos um servidor para os usuários, um para os consultores de preço e o ultimo para gerenciar os Pdvs. Agora pegue um hardware e virtualize tudo isso, diminuindo infra-estrutura física.

Para nós, a virtualização não chega ser para tanto, pois usamos mais para testar um novo sistema operacional ou usar os dois ao mesmo tempo, tirando proveito daquilo que os dois possuem de melhor. Mas para isso nós precisamos de um computador respeitável, com um bom processador e memória de sobra para dividir entre o PC físico e virtual.


SOFTWARES PARA EMULAÇÃO DE PC VIRTUAL

Vmware: O Vmware é um dos melhores softwares para criação de máquinas virtuais da atualidade. Ele é compatível Linux, Microsoft e outros, sem perda considerável de desempenho. O Vmware não emula totalmente um pc, mas usa os recurso físicos do computador, assim tem maior desempenho se emulasse por exemplo uma placa de som, memória ou video.

Virtual PC (Microsoft): O Virtual PC é da Microsoft, esse é um excelente software para criação de máquinas virtuais, só peca em ser quase totalmente compatível com Windows. Tentar instalar um Linux nele é morrer de raiva.

Virtualbox: A Sun desevolveu o Virtualbox, que também é um excelente virtualizador tanto para Windows e Linux. Usa uma interface amigável e não é tão pesado como o Vmware.


Perguntas idiotas sobre virtualização

Tenho o Linux, mas quero jogar Crysis. Posso instalar uma máquina virtual e instalá-lo no XP ou Vista e então jogar numa boa?

Cara, se você for usar virtualização para jogar games, esquece. Ainda mais Crysis que roda a 30 quadros por segundo em poucas máquinas na terra. Faça qualquer coisa, mas jogar um game de ultima geração é coisa de louco. Faça isso só se você quiser jogar games mais antigo e olha lá.

Vou desconfigurar meu PC se instalar um máquina virtual?

Se você sabe mínimo instalar um software e desinstalá-lo posteriormente, então não vai ter nada de ruim em sua máquina. Emuladores são softwares comuns que você instala desinstala sem grandes problemas, ainda são desenvolvidos por grandes empresas no ramo de TI, que não seriam idiotas de ferrar ninguém para se queimarem.

Depois dessa explicação, vou demonstrar no próximo post a instalação do VirtualBox no Ubuntu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários :-)