Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Gerando imagem ISO de CD/DVD através do Terminal

Cada dia que passa eu fico louco com o Linux, isso porque o bicho detona em quase tudo (games ainda fica devendo) na minha postagem anterior ensinei a instalar o AcetoneISO para gerar imagens binárias em formato ISO de discos, mas hoje vou ensinar a fazer do modo mais complicado. :-)

Abra um terminal como root e digite o comando:

dd if=/dev/cdrom of=/home/usuário/nome_da_imagem.iso bs=2048

Não entendeu? Vamos destrinchar o comando e vai ficar mais claro.

dd if=/dev/cdrom = é o caminho de origem, no diretório /dev/cdrom é onde está o seu disco que será convertido em imagem binária ISO.

of=/home/usuário/nome_da_imagem.iso = é o comando que mostra o caminho onde sua imagem será armazenada já com o nome que o usuário escolherá. Pode ser qualquer nome, você é quem decide. Home é a pasta onde ficam os usuários do computador, usuário é o nome do caminho onde ficam os arquivos do usuário logado. No meu caso seria assim:

dd if=/dev/cdrom of=/home/renato/nome_da_imagem.iso bs=2048

Veja que no comando acima estou salvando a imagem na pasta principal do usuário renato.

bs=2048 - Esse complemento diz que a imagem será gerada em blocos de 2 KBytes que tornará ela compativel com o formato ISO padrão.

Nem precisamos usar qualquer tipo de programa, já que, o Linux é de outro mundo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários :-)