Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

sábado, 9 de maio de 2009

Jogos para Linux 1º Parte: Emulando o Super Nintendo

A ERA 16 BITS - A era de ouro

Super Nintendo Entertainment System ou apenas Super Nintendo, foi lançado em 1990 no Japão com o nome de Super Famicom, para concorrer com o já poderoso Mega Drive da SEGA. O console prometia ser melhor que o Mega da SEGA, então provou com aquilo que interessa para os Gamers. Games fantasticos que são lembrados até hoje pelos marmanjos como eu. hehehehehe

Quem não passou a tarde depois da escola calejando os dedos em uma partida de International Super Star Soccer? Quem não enloqueceu com Final Fantasy VI e a saudosa Celes na sua performance na ópera? Quem não pirou em ver Chrono Trigger e seus multiplos finais em uma aventura alem do seu tempo?

Foram games assim que modelaram muita gente, que ainda hoje cultiva a admiração por games. O Super Nintendo foi um dos melhores consoles da industria e há ainda muitos games que muita gente nem chegou a provar, pois muitos deles sairam somente no Japão, e graças a muitos programadores esses games foram traduzidos para o Inglês, Espanhol, Italiano e até para o nosso Português. Vale a pena relembrar os velhos tempos.

E MULADOR ZSNES - Instalando no Ubuntu 9.04

A emulação do ZSNES é a melhor na opnião de muita gente, pois ele foi escrito em assembler puro, que garante uma maior interação com o hardware do seu PC. Sua interface não é linda, mas oque vale é otimização do emulador.

As versões do ZSNES tanto para Windows e Linux são iguais, a diferença é como você vai istalar na sua máquina. A versão do Windows é executável, enquanto a versão do Linux é instalável. Resumindo, você vai ter mais trabalho na versão do Linux. Mas isso não é problema em distribuições da familia Debian, já que o apt-get salva as nossas vidas.

Se você quer jogar uns games de SNES e matar a saudade, a primeira coisa é abrir um terminal como usuário root e mandar ver com o comando:

apt-get install zsnes

obs: Na imagem acima mostra eu pedindo permissão para ter direitos de Super Usuário Root como o comando sudo su, depois de digitar minha senha, eu me tornei o Usuário Root e digitei o comando para a instalação do ZSNES. O comando apt-get install zsnes fez a instalação do software buscando-o nos repositórios da distribuição Ubuntu.
Feito isso o sistema vai fazer o trabalho sujo para você. Mas se preferir você pode fingir que sente falta do Windows e fazer isso em modo gráfico indo em Sistema>Administração>Gerenciador de pacotes Synaptic.

Exemplo:


No Gerenciador de pacotes Synaptic há um campo de busca Rápida, só digite o nome do software que você quer, então marque a opção para instalar e sinta-se feliz. Pena que no Windows ainda não possui algo desse tipo, porque temos que procurar na net os programas, aqui no Linux você instala no conforto.

Depois de instalado o Emulador estara em Aplicativos>Jogos. Crie um atalho no seu Desktop se desejar ou abra daqui mesmo. No meu exemplo criei um atalho no Desktop mesmo.

Zsnes instalado e com atalho no Desktop



Depois de aberto o emulador é hora de configurar o bicho. Vamos lá!

Quando você abre o emulador há uma barra com opções (opções básicas):


GAME
Load (Procura um game em um diretório)
Run ( Roda o game se você parou com ESC)
Reset (Reinicia o game)
Save State (Salva o game em qualquer lugar)
Open State (Carrega o game salvo pela opção Save State)

CONFIG
Input (configura os botões do emulador no teclado ou em um joystick)
Video ( Ajustar a resolução do seu emulador)
Sound (Ajuste do som)
Paths (Aqui tem opções de plugins, caminho para salves de games, fotos)


Opção Video Resolução:

OBS: Eu escolhi a resolução de 640x560, mas você pode escolher a sua. As opções de resolução estão acompanhadas de 4 letras que abilitam determinada caracteristica a resolução. Exemplo: A resolução de 640x560 tem as letras ODR W, que significam O = OPEN GL (Biblioteca Gráfica), D = (Abilita os filtros na opção Filters), R= (aspecto da janel fica em 8:7) e W = ( Abre emulador em uma janela)

Opção Video Filtros:

Os filtros na imagem acima podem deixar o emulador sem o aspecto serrilhado, dando mais suavidade a imagem.

Opção Sound:
OBS: Na opção Sound Config modifiquei o valor do campo Sampling Rate para deixar o som com uma melhor qualidade. A Frequencia de 48000HZ deixa o som mais afinado na minha opnião.

Opção Paths:

Se você gosta de ficar tirando foto dos seus games, você terá que prencher o campo Snapshots com o caminho da pasta que você vai guardá-las. Eu coloquei um caminho no campo saves, para que os arquivos de progresso dos meus games sejam salvos em uma pasta que criei.

BAIXANDO UM GAME E RODANDO NO ZSNES

Um site onde há games para diversos emuladores é o Rom World. Veja o link abaixo

http://www.rom-world.com/

Depois que você baixou, crie uma pasta para colocar seu games. Não precisa descompactar os arquivos, já que o emulador lê roms em zip. Veja como funciona:

Abrindo um game em um diretório

Criei uma pasta no Diretório /home/renato/Rom Super Nes, para jogar os arquivos de roms.

Na imagem acima já estou dentro do diretório Rom Super Nes e mostra 4 games que baixei para esse teste. Vejam como ficou os games rodando.

Star Ocean (Traduzido para o Inglês do Japonês)



Castlevania X


Chrono Trigger ( Traduzido para o Português)



O Star Ocean só pude jogar depois que a emulação do SNES foi possivel, porque o game só saiu no Japão, então gente louca por games traduziu para o Inglês. Na próxima vou escrever sobre o ePSXe 1.60, o melhor emulador de Playstation 1 para Windows e Linux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários :-)