Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

domingo, 4 de janeiro de 2009

Devo utilizar antivírus no Windows e Linux?

Escrevendo um pouco sobre privilégios e uma "mãe". :-)

Muita gente pergunta como consigo usar o Linux, já que há o Microsoft Windows XP ou Vista poraí. Digo que uso o MIcrosoft Windows somente para jogar aqueles games que infelizmente não tem suporte para Linux. Infelizmente as desenvolvedoras fecham os olhos para o Linux, não criando os games de ultima geração para o esse execente sistema operacional. 

Em compensação tenho a minha disposição muitos programas que fazem o mesmo feijão com arroz do Windows. Claro, não adianta querer dizer que entende de Windows e dar uma de gostosão no Linux. As coisas no "Pinguin" funcionam com regras diferentes do Microsoft Windows, onde você manda em tudo, faz de tudo e destrói tudo. No Windows até outra pessoa que não seja você consegue mandar na sua máquina. 

No meu amigo Linux, eu só mando no meu diretório "Renato". O diretório Renato é onde fica o meu perfil, minhas configurações e minhas tralhas. O diretório Renato fica em outro diretório chamado home, pois nele ficam as pastas dos outros usuários da máquina. O usuário Renato no Linux é um mero "Zé Ninguém" que depende de privilégios para ser alguma coisa.

Se você for no seu PC(Windows) > C:\ > Documments and Settings > "Você"(Pasta com seu nome ou de outra pessoa)entenderá que esse é um diretório de usuário. Nele tem os Videos, músicas, imagens, documentos e algumas configurações. Mas, você tem acesso a outras pasta do sistema, podendo alterá-las ou deletá-las. Não somente você, mas qualquer infeliz que mexa na sua máquina e queira te ferrar. O diretório Documments and Settings é a "Home" do Windows.

Ataques externos

Os vírus e pragas são um bom exemplo de ataques que podem danificar ou entregar uma informação para outra pessoa. Esses “insetos” entram na sua máquina vindo de um disquete, pendrive, CD/DVD, internet, intranet ou outro meio externo.O problema todo é que no Windows as permissões são liberadas igual uma mãe coruja, não havendo nenhuma restrição.


Os vírus e pragas, muitas vezes, são arquivos auto-executáveis que iniciam junto com o Boot da máquina ou em alguma atividade feita pelo usuário. Alguns são tão chatos que nem antivírus conseguem apagá-los. 

Os pendrives são hoje a porta de entrada de vírus e pragas em nossas máquinas, já que usamos em Lan Houses, PC de amigos, escola ou Faculdade. Tive problemas com um autorun nas máquinas da própria Faculdade que possuiam o Norton Antivírus instalados. O cara era uma praga, em toda máquina que eu colocava o pendrive ele se instalava e se alguém plugasse o seu pendrive, também era contaminado. Só consegui me livrar dessa praga com o antivírus Kaspersky.

A Microsoft não está nem aí se você se ferrar com um vírus ou praga, já que há um mercado de softwares de defesa que tira proveito disso. Grande parte da fraqueza do Windows é gerada para facilitar o uso para os usuários inexperientes. Mudar a estrutura do sistema, para dificultar as coisas, pode criar dificuldade para os usuários, afastando muitos do Sistema operacional. As empresas Dell, HP e outras são compradoras do sistema Windows para vende-lo em suas máquinas que saem da linha de produção. Eles usam Windows em seus servidores? Certamente que não.

A empresa do Tio Bill está mais preocupada em ganhar terreno na área de servidores, onde toma uma surra violenta do Linux. Essa falta de segurança afastou grande parte das empresas que possuem servidores pelo mundo. Pergunte para alguém da IBM se eles possuem servidores com Unix ou Microsoft. Os caras não vão arriscar perder milhões em grana com um sistema operacional que é uma "mãe" para invasões e pragas. A própria IBM vende seus servidores com Linux SuSe ou Red Hat, com suporte e tudo. 

O pior é que o melhor antivírus do mercado só consegue exterminar 2/3 das pragas. Outra coisa ruim é que eles são pagos e caros pra chuchu. Para ter uma ideia, uma chave do Kaspersky mais simples é na faixa de R$ 120,00 por um determinado tempo, ou seja, vai ter que pagar novamente para renovar. O mais caro é uma facada violenta para um mero assalariado, sobrando somente os Antivírus Free para tentar salvar nossa máquinas. 

Os antivírus free você acha em qualquer site de download por aí, tipo:

http://baixaki.ig.com.br

http://superdownloads.uol.com.br

Mas são bons? Se você for aquele usuário religioso, que só acessa o site da sua religião ou sua conta de e-mail...ele estará bom demais. Tomando cuidado onde você coloca seu pendrive (no bom sentido). Agora, se você é daqueles ou daquelas que acessa TUDO na internet e nem sabe onde coloca seu pendrive...sua máquina estará ferrada. Os antivírus free não vão fazer nada por você e só vão deixar sua máquina mais lenta.

Antivírus bom é só pago!Antivírus free são apenas uma amostra daquilo que a empresa tem para a venda. A grande maioria das atualizações são feitas para a versão paga do produto, deixando a versão free capenga. Mesmo o antivírus sendo pago tem que se tomar cuidado na hora de escolher, pois tem aquele que tem melhores atualizações que outros. 

Se você usa Microsoft Windows e acessa TUDO na net, abre anexo de email sem medo de ser feliz, baixa arquivos pelo emule, visualiza aquelas correntes de e-mail e outras coisas de risco...talves fé resolva sua situação.

Linux é chato! Mas é bom demais.

Como eu tinha dito antes, o usuário do Linux é um "peão". Um mero usuário preso dentro do diretório Home, podendo acessar os diretórios fora do Home, mas sem privilégios para modificá-lo. 

Complicado? Veja a imagem abaixo:

Esse é o diretório Raiz de minha máquina, nele tem vários outros diretórios e um deles é o home. Dentro do Home tem o diretório chamado Renato, que por sua vez, tem os diretórios Documentos, Imagens, Músicas, Videos e outros que eu criar. Dentro do Home pode ter outros usuários. Aqui no meu caso, só eu uso minha máquina, então só a há um “Zé”.

Quando o usuário Renato quer instalar um programa ele precisa pedir autorização para o Super usuário Root. Quando o usuário Renato precisa fazer atualizações do sistema ele precisa pedir autorização para "O cara" Root. Tudo que o Renato precisa fazer, que implique em modificar o sistema do Linux, o Super usuário Root terá que dar a autorização. Chato? :-|

Quem é o Root? Como pode ter um usuário com poderes melhores que os meus em minha própria máquina? Isso é fácil de responder meus caros amigos. Esse usuário sou eu mesmo. :-) No Linux você é obrigado a criar uma senha de Root já na instalação, assim você tem o domínio da sua máquina. Mas tem uma segunda parte, você é obrigado a criar um outro usuário com poderes inferiores. :-|

Quando instalamos o sistema são criados os usuários Root e Default. O usuários Default é a conta onde você irá acessar o sistema operacional como João, Lucas, Manoel, Graziela, Luciana ou Zé. Quando você precisar fazer algo que precise de privilégios, então é só acessar o sistema como um Root e fazer o trabalho sujo. :-)

Dica: Quando quero navegar nos diretórios do Linux em modo gráfico como Root eu uso uma interface chamada Nautilus. Abra um terminal como root e digite: Nautilus

Qual a vantagem disso? No Windows você não é obrigado a ser um usuário Default, dessa forma você consegue instalar programas e mudar o sistema do jeito que você quer. Você pode ser um administrador sem senha e deixar a máquina na mão do destino. Pior é que sempre deixamos o sistema sem sennha. Que mamata para os xeretas ou fuçadores!

O Linux foi desenvolvido com a base de um sistema voltado para servidores, onde as informações são guardadas a sete chaves, assim só quem tem o direito de usá-las ou modifica-las pode ter o acesso. Quando o Linux veio para os computadores pessoais herdou essas heranças que foram aperfeiçoadas.

Ninguém no Linux instala, remove ou modifica o sistema sem ter os poderes de Root. Sendo assim, um vírus só atacaria o sistema se o Root desse para o invasor privilégios para esse fim. Um script malicioso só será perigoso se o Root rodasse ele no sistema.
 Pesquisando no Google você vai encontar um monte de situações inusitadas.

Outra grande vantagem do Linux é que ele não vê os arquivos executáveis que tanto ferram o Windows. Para ele um arquivo .exe é apenas um arquivo sem utilidade, até que o Root diga o que fazer com ele. Não se instala um software no Linux simplesmente clicando nele e depois "Next","Next" e "Next". :-)

Não esquecendo de mencionar o poderoso Firewall do Linux que trabalha junto com o núcleo do sistema operacional. O iptables do Linux é um firewall completo e customizavel, criando uma barreira muito difícil de ser quebrada por invasores. 

Mas depois disso tudo, tem antivírus para Linux?

Nunca vi ou soube de um usuário de Linux que ferrou sua máquina com um vírus, mas pode ser possivel, se você for muito bur...descuidado e deixar todo mudo saber sua senha de root, executar scripts baixados de sites estranhos ou outra infelicidade qualquer. 

Em servidores toda segurança é bem vinda, principalmente os antivírus. Os antivírus parar essas máquinas são geralmente pagos, com muitas funções extras para valer o pacote. Invadir uma maquina de uma empresa grande é mais valioso que roubar as fotos do churrasco do Zé e sua família. Um servidor pode conter informações que no mercado negro são ouro, sendo assim, invadir a máquina de um usuário comum é uma perda de tempo. 

Instalar um antivírus em uma máquina Linux é apenas uma opção para se sentir mais protegido. Há para nós os antivírus free, que conseguem fazer a mesma coisa para Windows: AVG, Avira e outros. Eu nunca soube de um colega que tenha achado um vírus ou um objeto estranho com eles, mas estamos ainda esperando acontecer isso em nossas vidas. :-)  

Usar seu Linux sem antivírus é mais que normal, pois as comunidades por trás do Linux estão sempre de prontidão atrás de falhas e corrigindo. Mas, usar um AVG ou Avira não vai destruir sua máquina. Eu uso o AVG por pura curiosidade, um dia desses fui escanear a partição do HD onde está o Windows, então ele pegou um bichinho escondido lá. Bem, consegui fazer ele funcionar para alguma coisa. Agora uso ele para escanear a partição do Windows e ajudar ele a não sofrer com ameaças. O Linux é solidário.

Escolher um sistema operacional que seja perfeito é muito difícil, pois o Windows não tem segurança e o Linux não tem suporte para games de ultima geração. Mas saber usar os dois é uma solução pra lá de eficiente.

Instalado o AVG free para Linux (Ubuntu/Debian)

Nesses mesmos sites vocês encontram o pacote deb para a instalação automática:

http://baixaki.ig.com.br

http://superdownloads.uol.com.br

Ou pesquisando na net um repositório para facilitar as coisas.

Depois de baixado o pacote deb, clique com o botão do mouse direito e escolha a opção: Abrir com”Instalador de pacotes Gdeb” . Siga os passos da instalação.

Depois de instalado, você não conseguirá atualizar seu antivírus sem ter a permissão de Root. Abra um Console (terminal ou shell) e peça permissão de root e digite: avggui 


Depois um enter para entrar na interface do AVG para fazer as atualizações. Até a próxima.















Um comentário:

  1. Caralho que porra de banda é esa que vc esta divulganmdo no seu blog caburu? vai a merda! seu grungeiro|!
    heheehhehe

    ResponderExcluir

Faça seus comentários :-)