Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Qual sistema operacional é mais fácil para você?

Muita gente tem medo de Linux, acha extremamente difícil usar, sem contar que até na hora de comprar um PC tem aquele vendedor fanfarrão, que tem a coragem de chamar o Linux de “Windows genérico”. O Linux é um sistema operacional completo, seguro e com as mesmas facilidades do Windows do tio Bill. Mas por que os usuários comuns não conseguem abrir um documento de texto nele? Simplesmente por que ele não é dirigido totalmente aos usuários comuns. Mas...

Os usuários comuns querem acessar os Emails. O Linux acessa seus emails como qualquer outro sistema operacional.

Os usuários comuns querem um sistema operacional Bonitinho e fofinho. O Ubuntu e Kubuntu são distribuições Linux fofas e bonitinhas igualmente ao Windows. Tem até os efeitos de aero do Windows Vista.

Os usuários comuns querem acessar o MSN para bater aquele papo. O Linux acessa MSN, Yahoo Messenger, ICQ e qualquer outro mensageiro.

Para um usuário básico, o Linux consegue fazer tudo e com mais segurança. Tem gente que possui o Linux instalado no PC tem anos e nunca pegou um vírus sequer. O Linux usa melhor os recursos do PC, não sobrecarregando o sistema.

Mas não é só de alegrias vive o usuário de Linux, pois ele não tem suporte das grandes produtoras de games. Deixando os jogadores sem saída, com apenas as opções da Microsoft. Eu sou louco por games e tenho que partir para o Windows nessas horas.
Mas, se o Linux é melhor em segurança, usa melhor os recursos da máquina e tem na sua interface gráfica as mesmas facilidades do Windows, por que os usuários não conseguem usá-lo? Simplesmente porque existe uma cultura Microsoft já enraizada na mente dos usuários. Esse é o grande desafio que o Linux ainda não conseguiu superar com o grande avanço que já alcançou.

Pergunte para qualquer usuário avançado qual é seu sistema operacional preferido. A maioria vai dizer uma, das várias distribuições Linux que existem. Esses usuários não querem saber da interface gráfica, mas sim do poder do sistema e como ele facilita sua comunicação com o PC.

Um servidor em Linux não usa interface gráfica, mas o Shell. O cara que administra uma rede com servidores tem que lidar com isso o tempo todo. Janelinhas e mais janelinhas só atrapalham na hora de fazer coisas simples. Quer uma prova? Vamos criar usuários no Linux e Windows.

EXEMPLO LINUX

Para criar um usuário no Linux , abra um Shell e digite:

Adduser renato
Passwd metal

Veja que acima eu adicionei o usuário renato e ainda deu tempo de definir a senha dele.

EXEMPLO WINDOWS

Para criar um usuário no Windows é molezinha, mas... toma feio do Linux.

Criando uma conta de usuário:

Iniciar > painel de controle> conta de usuário> criar uma nova conta

Então você digita o nome do novo usuário, avança para escolher os privilégios do usuário. Falta agora definir uma senha para nosso novo usuário.

Definindo a senha do Usuário:

Alterar uma conta> Conta do usuário(exemplo: Beatriz)> criar uma senha

Pronto, agora você já sabe criar uma conta nos dois sistemas operacionais e ainda definir uma senha para o mesmo. Mas, se você tiver que criar 20 ou 30 novos usuários, qual deles seria mais fácil? Nem preciso falar.

No próximo Post vou escrever sobre instalação de softwares no Linux. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários :-)